Itapema é uma das cidades que mais atraem turistas, não só durante o verão, mas como também em períodos de baixa temporada, como é o caso do inverno. A infraestrutura moderna, equivalente a de grandes centros urbanos chama a atenção, e é um dos motivos da sua expansão exponencial que vêm ocorrendo nos últimos anos. Por isso, cada vez mais pessoas estão indo morar na cidade, com isso, investir em Itapema se torna um grande negócio.
Sabemos que investimentos em imóveis são extremamente seguros, já que a propriedade sempre se valoriza, mesmo com o passar do tempo. Além disso, ela pode se tornar uma fonte de renda para quem quiser fazer aluguéis anuais e também para locação de temporada, modalidade de negócio que está cada vez mais em alta.
Assim, investir em Itapema é uma garantia de retorno certa. Um exemplo disto é que, mesmo com a pandemia, o setor da construção civil na região da Costa Esmeralda, onde o município se encontra, finalizou o ano de 2020 computando aquecimento nos negócios.
Nesse sentido, podemos apontar como ponto positivo também o fato de que Itapema foi a segunda cidade do Brasil em valorização do metro quadrado residencial, atingindo incremento de 10,34%. O dado foi apontado em novembro pelo Índice Fipezap, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), tendo como base os imóveis anunciados no portal ZAP.
Conforme uma reportagem, recentemente publicada pelo jornal Página3, a evolução do setor em Itapema pode ser medida pelo volume de metros quadrados aprovados para construção no decorrer dos últimos anos. Em 2014, foram aprovados cerca de 540 mil metros quadrados em projetos. Em 2019, cerca de 730 mil metros quadrados. E, nos primeiros cinco meses deste ano (janeiro a 04 de junho), o somatório já alcançava 410 mil metros quadrados aprovados.
5 motivos para investir em Itapema
1 - Desenvolvimento constante: Como falamos anteriormente, investir em Itapema é uma grande vantagem pela infraestrutura da cidade, que está em constante desenvolvimento. O município possui um ar de cidade litorânea clássica, com estruturas açorianas, mas que recebe investimento em estrutura pública de altíssima qualidade, fazendo essa mescla entre o clássico e o moderno.
Em 2018, Itapema apresentou o maior índice de crescimento econômico do litoral norte catarinense. Além disso, vem recebendo inúmeras empresas novas, alcançando por dois anos seguidos o top 10 de cidades com maiores taxas de empregabilidade em Santa Catarina.
2 - Destaque no turismo: Outro ponto positivo para se destacar e para pensar em investir em Itapema é a movimentação econômica no setor de turismo. Sabemos que a maioria das cidades litorâneas se baseiam neste mercado e Itapema vem se consolidando nesse sentido. Em 2019, por exemplo, teve o maior índice de ocupação turística em proporção ao número de habitantes.
Itapema também recebeu, junto com Balneário Camboriú e Bombinhas, a classificação de categoria “A” do novo Mapa do Turismo Brasileiro de 2019-21. Os critérios de avaliação incluem infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, além de demanda e vocação turística.
Além disso, novos atrativos estão chegando, como o Píer Turístico da Foz do Rio Perequê, iniciativa de Parceria Público Privada (PPP) que vai oferecer um espaço de 180 metros mar adentro, com 28 unidades comerciais que vão se transformar em restaurantes, bares, lojas, conveniências, espaços de lazer e convivência e vagas náuticas. Promete ser um ponto convidativo e novo cartão postal da região.
3 - Mercado e valores: Para investir em Itapema também precisamos estar atentos ao mercado imobiliário. Como falamos antes, Itapema continua em expansão, mesmo em tempos de crise. Apesar da crise econômica dos últimos anos, os empreendimentos tiveram um crescimento acima da inflação e atualmente as possibilidades de lucro giram em torno de 100% a 150%.
Além disso, a diversificação de valores é um grande atrativo do município. Mesmo que venha recebendo cada vez mais empreendimentos de luxo, os preços dos imóveis ainda são acessíveis e representam investimentos certeiros. Outro ponto positivo é o valor de retorno, já que a média do metro quadrado da cidade sai por R$ 4.000, metade da quantia de Balneário Camboriú – R$ 8.000. O mercado vizinho passa por um período de relativa saturação e pouca competitividade nos preços, abrindo espaço para a ascensão de Itapema.
4 - Localização estratégica: Itapema também está bem localizada, principalmente em relação a outros municípios. Como ela fica à beira da BR-101, é possível fazer o acesso fácil e rápido para quem deseja conhecer outros lugares do litoral. A boa localização da cidade é umas das razões que fazem seus imóveis valorizar em média incríveis 10% ao ano.
5 - Mercado diversificado: Por último, uma das razões para se investir em Itapema é a diversificação do mercado imobiliário. Itapema oferece imóveis de acordo com o perfil do comprador, que vai desde imóveis e empreendimentos de um padrão mais baixo, simples e básicos à opções para o público AAA que busca investimentos de alto padrão. A alta na procura por imóveis de padrão luxo teve um crescimento tão alto que a disponibilidade dessas unidades é de somente 10%.
Comments