O crescimento exponencial das cidades e da população acaba mexendo em diversos aspectos da sociedade. Dentre eles, a expansão urbana e a forma como as pessoas se deslocam nestes espaços são pontos muito importantes. E, nesse sentido, eles devem ser analisados não só pela gestão pública, mas como também pela sociedade civil e pela iniciativa privada. Por isso, a Bossa Empreendimentos vai abordar um pouco sobre a questão da importância da mobilidade urbana e possíveis estratégias sustentáveis.
A mobilidade urbana é um dos maiores desafios de gestão nas grandes cidades metropolitanas. Além disso, ela surge como um grande desafio às políticas ambientais e urbanas. Principalmente quando avaliamos a questão do desenvolvimento social e econômico do país. Afora o aumento das taxas de urbanização, consequentemente temos também o aumento muito expressivo em relação a frota de veículos individuais, como automóveis e motos, bem como veículos de transporte de cargas.
O grande problema da mobilidade urbana atualmente é a centralidade no transporte motorizado individual. No entanto, a verdade é que este modelo se torna insustentável, principalmente com relação à proteção do meio ambiente. Além disso, o aumento da frota de veículos acaba congestionando cada vez mais o trânsito e, comumente, a resposta para este problema é o aumento da capacidade viária. Isto acaba estimulando o uso de carros e se tornado uma bola de neve e um ciclo vicioso.
No Brasil, estas questões começaram a serem pensadas há pouco tempo, com a Política Nacional de Mobilidade Urbana. No entanto, ainda estamos bastante longe de atender as reais necessidades do planeta e, por isso, precisamos pensar cada vez mais rápido nesse sentido.
Segundo matéria da EBC, a baixa eficiência no uso do espaço urbano em transporte, ou seja, a escolha que as pessoas fazem para se deslocar, é um dos principais aspectos que impactam a mobilidade. Eles ainda apresentaram um estudo do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), que diz que enquanto uma pessoa, ao caminhar, ocupa 0,8m², ela pode chegar a ocupar 60m², se optar por fazer deslocamento similar em um automóvel particular.
Existem muitas dificuldades para que os gestores consigam planejar um sistema integrado, sustentável e capaz de atender à demanda da mobilidade dos habitantes. Mesmo assim, pensar na sustentabilidade está na meta do Brasil e de 192 países que se comprometeram a tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Este compromisso se deu através dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas para 2030.
Estratégias de mobilidade urbana sustentável
Existem muitas estratégias para que a mobilidade urbana se torne sustentável, tanto no Brasil quanto em diversos países do mundo temos vários exemplos, nesse sentido. A Bossa Empreendimentos trouxe algumas iniciativas para que nós possamos nos espelhar e pensar em um futuro melhor e ambientalmente consciente.
Uma das iniciativas que mais tem dado certo é o sistema de compartilhamento de bicicletas. Ele surgiu em capitais brasileiras e se tornou cada vez mais comum, mesmo que exista uma taxa de utilização (que tem um valor relativamente baixo). Além de evitar o uso de transportes poluentes, se torna um grande auxiliar na questão da saúde das pessoas, ao incentivar a prática de atividades físicas.
Ainda sobre as bicicletas, também podemos citar pontes móveis para ciclistas, que viabilizam o trajeto com maior segurança e agilidade. Em São Paulo, por exemplo, a ponte facilita na movimentação entre os trechos do Canal da Represa Guarapiranga e o Canal do Rio Pinheiros.
Além disso, também existem rodovias entre grandes cidades visadas para este meio de transporte, algo que já acontece na Alemanha. No mesmo país, alguns trens possuem um vagão especialmente projeto para carregar as bicicletas. Desse modo os ciclistas podem viajar confortavelmente e no desembarque retiram seus veículos para continuar seus trajetos pelas ruas.
Os veículos elétricos também se encontram nas iniciativas positivas que ganham cada vez mais adeptos. Infelizmente no Brasil ainda não existe um grande incentivo para este tipo de transporte, mas em diversos países já é bastante comum. Além disso, empresas privadas estão investindo em veículos elétricos para carga de produtos, assim como triciclos e bicicletas.
Em Pequim uma iniciativa para a mobilidade urbana sustentável se tornou bastante popular. A população pode trocar garrafas PET usadas por bilhetes de metrô e ônibus. Assim, os usuários são incentivados cada vez mais a usar o transporte público e ainda contribuem com a reciclagem ao depositar os produtos na estação. Outro exemplo positivo está na Catalunha, que possui ônibus com telhados verdes circulando em suas ruas. Esta tecnologia ajuda a reduzir as altas temperaturas dentro do veículo e ainda contribui para a purificação do ar das cidades.
Bossa Empreendimentos
Apesar de ser uma empresa ainda jovem, a Bossa Empreendimentos já nasceu com o propósito de se tornar uma referência no ramo da incorporação imobiliária. Nesse sentido, buscamos sempre o crescimento constante com qualidade e solidez, mas sem jamais deixar de lado o atendimento personalizado, com comprometimento e no respeito.
Nossos empreendimentos foram elaborados para apresentarem modernidade, segurança, qualidade, pontualidade, confiança mútua e satisfação de seus clientes, fornecedores e funcionários. Assim, podemos entender as necessidades de nossos clientes, desenvolver o produto ideal e construir juntos este sonho.
Nós também nos preocupamos e acreditamos na importância de pensar em formas diferentes de mobilidade urbana. Principalmente quando elas estão voltadas para os transportes alternativos e que não poluem o meio ambiente. Pensando nisso, os compradores das unidades do Soul Residence ganharão patinete elétrico para poder curtir a cidade de um jeito diferente e ecologicamente amigável.
Comentarios