Inegavelmente, viver na praia proporciona o aumento de qualidade de vida das pessoas que vivem no litoral. Além disso, estar perto do mar e poder curtir as areias a qualquer momento é indescritível. Mas morar em uma cidade litorânea também permite que você possa ter mais contato com a natureza.
Nesse sentido, muitas praias estão investindo no turismo voltado para o meio ambiente e que facilite esta interação. Hoje a Bossa Empreendimentos vai falar sobre as trilhas da região e como funciona o ecoturismo em Itapema.
Para você que é apaixonado por turismo e aventura, Itapema é um prato cheio de emoções. Sendo uma das cidades que mais crescem no litoral catarinense, ela possui uma infraestrutura de dar inveja nos grandes centros urbanos da região. Mas ela não deixa de apresentar belezas naturais que a tornam um verdadeiro paraíso para quem busca por esse contato com a natureza e práticas de esportes pertinho da flora.
Muito conhecida pelas belas praias, a cidade começou a investir e se destacar para as pessoas que tem espírito aventureiro e querem novos desafios, ao conhecer lugares novos e com belezas incríveis. Por isso o ecoturismo em Itapema vem crescendo bastante e recebendo novos adeptos.
Grande parte das trilhas e do ecoturismo em Itapema concentra-se do outro lado da BR-101, ou seja, no lado contrário às praias. Vale lembrar que muitos destes locais não têm como fazer o acesso de automóvel. Ou seja, a experiência e o clima de aventura são ainda maiores. A topografia da região também favorece, nesse sentido, já que contém diversos morros, que também possibilitam a prática de trilhas e passeios de bicicleta.
Além de todo o contato com a flora nativa, que apresenta toda a exuberância da Mata Atlântica, quem praticar o ecoturismo em Itapema também pode se deparar com exemplares de tatus, quatis, cães do mato, macacos prego ou aves como tucanos e aracuãs.
Outro ponto interessante para praticar ecoturismo é o Morro da Guarita. A subida de cerca de 200 metros de altura proporciona uma caminhada com várias trilas e cheia de pontos para apreciar a natureza e até mesmo cidades próximas. Para quem gosta de escalar ou de subidas, também podem conhecer o Morro do Trombudo, coberto por vegetação remanescente da Mata Atlântica, e o Morro do Encano. Este último, com enormes pedras que são as principais características do local.
O ecoturismo em Itapema também conta com lugares para quem gosta de água doce. As cachoeiras encontradas nas trilhas podem ser um bom ponto para descanso do trajeto e também dar bons mergulhos e curtir esse contato diferencial.
Uma das mais conhecidas cachoeiras de Itapema é a do Sertão, que conta com encantadoras piscinas naturais e águas claras e límpidas que abastecem os municípios de Porto Belo, Bombinhas e Bombas. Outra cachoeira, que é mais agitada e recebe mais turistas é a cachoeira do São Paulino, que é um local muito interessante para a prática do ecoturismo, e permite que você conheça a nascente do Rio Itapema.
Outra opção de ecoturismo em Itapema é a prática do cicloturismo. Quem não desgruda da bicicleta conta com três trechos que variam entre 30 e 40 km com nível de dificuldade entre 3 e 4. Os praticantes das pedaladas podem passar por outras cidades vizinhas de Itapema, como Camboriú, Porto Belo, Bombinhas e Itajaí, que também possuem uma exuberância natural de dar inveja. Além disso, nessas rotas, é possível visitar sítios arqueológicos, construções históricas que remontam o início da civilização açoriana do litoral e trilhas para observação de aves.
Conheça agora um pouco de duas das principais trilhas da região:
Pico da Pedra
O Pico da Pedra se encontra em área de proteção ambiental e suas belezas naturais são estonteantes. É uma das melhores áreas de ecoturismo. Ela possui diversos acessos, e caso seja iniciada em Itapema, existe a possibilidade de caminhar até chegar em Balneário Camboriú. A trilha possui cerca de 2,5km e lá do alto, no Pico da Pedra pontuda que dá nome ao cartão postal, um ar de paz e tranquilidade em 660 metros de altitude. É uma grande aventura fazer este trajeto e com toda a certeza você não vai esquecer. Além disso, existem inúmeros pontos para realizar belíssimas fotos.
Morro do Macaco
O Morro do Macaco é um dos pontos turísticos mais conhecidos da região. Localizado na charmosa da Costa Esmeralda. Proporciona uma vista incrível para quem chegar no topo e também é um local especial para passar a virada do ano novo, onde pode-se ver a queima de fogos de um lugar privilegiado. O trajeto tem cerca de 1,6 km (ida e volta) e 190 metros de altitude. Mas as belezas não se encontram apenas no topo, já que você também pode curtir a natureza no caminho, que é incrível e revela um lindíssimo cenário.
Comments