Com a correria do dia a dia, cada vez mais nos afastamos da natureza e perdemos, de certa forma, este contato. Em nossas casas ou apartamentos, muitas vezes é muito difícil organizar um espaço com plantas. Seja por falta de tempo ou por cansaço da rotina, deixamos sempre para depois a realização desse desejo, que é bem complicado, especialmente nas grandes cidades. Hoje a Bossa Construtora vai apresentar a parede verde, uma saída ideal para quem busca este alento do "cinza" da cidade e que também possui muitas outras vantagens. Fique ligado!
Também conhecida como jardim vertical, a parede verde é o ideal para quem tem pouco espaço para plantar um jardim tradicional em casa. Além de transformar o ambiente, o deixando mais charmoso, agradável e relaxante, também contribui com a diminuição de altas temperaturas e melhora a circulação de oxigênio do ambiente. Existem várias possibilidades de implementação, mas é costumeiramente projeto para varandas, salas e cozinhas.
Ao utilizar a natureza como principal elemento decorativo, também se dá cores mais vivas ao ambiente. Mas além disso, existem outras vantagens que nós da Bossa Construtora queremos destacar. Muito apreciada pelos decoradores e arquitetos, a parede verde é principalmente acompanhada dos sofisticados painéis de madeira, que valorizam a estrutura. Como falamos anteriormente, ela colabora com o isolamento térmico, principalmente em grandes centros urbanos, onde existe maior escassez de vegetação. Além disso, elas também controlam o calor do ambiente, já que trazem mais umidade e ainda evitam que ele fique preso na parte interna da alvenaria.
Outro ponto favorável para a utilização da parede verde é o isolamento acústico que ela proporciona. Desse modo, utilizar a estrutura faz com que o som não reverbere na casa e evita que os ruídos externos penetrem no ambiente. Este benefício é ainda mais favorecido quando se utiliza um painel de madeira para fixar as plantas. Além disso, também é possível reduzir o consumo de energia, já que com o efeito de climatização que ela proporciona, você também diminui o uso de aparelhos de climatização, como o ar-condicionado. Desse modo, podemos afirmar que a parede verde também contribui para a sustentabilidade, além do benefício econômico.
Como falamos anteriormente, ela colabora com a circulação do oxigênio. O que ocorre, de fato, é que a parede verde deixa o ar mais puro dentro de casa, com a umidificação e filtragem que só as plantas podem proporcionar. Nesse sentido, ela também melhora o microclima, evitando a criação de poeira urbana e absorvendo as partículas de metais pesados da atmosfera. Todo esse contato com a natureza é muito benéfico para a saúde, tanto na prevenção de doenças respiratórias, mas como também na melhora do humor e na predisposição dos moradores para a aquisição de hábitos saudáveis.
Agora que nós já apresentamos as vantagens da parede verde, vamos te ajudar com algumas dicas para você montar o seu próprio jardim vertical.
Como montar uma parede verde em sua casa
Gostou dos benefícios de um jardim vertical e ficou interessado em montar um próprio? Fique atento às dicas da Bossa Construtora.
O primeiro passo é decidir qual vai ser a localização da parede verde. Ela pode ser montada em ambientes internos, externos, fachadas residenciais, comerciais, áreas de piscina e muito mais. Além disso, existem algumas variáveis que você precisa saber antes de tomar a decisão de finalizar o seu projeto. E não é só isso, depois de pronto, você também precisará cuidar da manutenção, principalmente das plantas. Pode parecer trabalhoso, mas no fim acaba se tornando também um momento terapêutico e bom para relaxar.
Depois disso, você tem que decidir como será a estrutura de suporte do jardim vertical. Ele pode ser feito de madeira, pregando vários vasinhos de diversos tamanhos na parede, formando uma composição harmoniosa, por exemplo. Também existe a possibilidade de fazer com treliças de ferro ou madeira com vasos meia lua. É claro que estas são algumas sugestões, mas existem inúmeras opções de montagem que você pode se inspirar e escolher a que agrada mais.
Depois de escolhidos o local e o suporte, vamos às estrelas do projeto: as plantas. É muito importante escolher a espécie de planta certa para a parede verde, conforme o local que elas ficarão. Você precisa cuidar de questões como se ela gosta ou não de vento, umidade e temperatura. Além disso, também fique atento à entrada de luz natural, para saber se é uma planta que necessita mais da luz do sol ou nem tanto. Também existe algumas plantas que gostam não gostam de ficar próximas a luzes artificiais, por isso, tenha isso em mente também. Algumas espécies indicadas: dinheiro-em-penca (Callisia repens), lambari-roxo (Tradescantia zebrina), peperômia (Peperômia scandens), barba de serpente (Ophiopogon jaburam), aspargo-pendente (Asparagus densiflorus) entre outras.
Você também precisa escolher bem o substrato que utilizará para manter um desenvolvimento correto das plantas. O ideal é investir em um substrato com turfa importada e evitar a terra convencional, já que ela atrapalha o crescimento das raízes. E, como todo jardim, preste atenção nos adubos, pois eles facilitam sua vida e garantem a beleza das plantas. Escolha adubos de liberação lenta, que podem durar até um ano e rendem mais no seu jardim. Por último, apontamos a irrigação, que deve ser feita na medida exata da planta. Um teste que pode ser feito é colocar o dedo na terra, cerca de 2 cm da superfície, após 2 horas de irrigada. Se o dedo ficar sujo de terra, diminua a quantidade de água na próxima vez que for irrigar.
Não importa como será a sua parede verde, o fundamental é dar início ao projeto e curtir todo o processo de construção do jardim. Assim você tem a sensação de um trabalho realizado e também embeleza a sua casa. Gostou das nossas dicas? Conheça mais do nosso conteúdo!
Comments